A sequência de Fibonacci é uma sequência numérica usada na matemática e na física. Sua aplicação é comum nas áreas de estudos naturais, ciência da computação e desenvolvimento de softwares, sendo assim, estudada por profissionais dessa área ainda na faculdade.


Como é a Sequência Fibonnaci

De modo geral, a sequência de Fibonacci é uma série de números onde um número é sempre a adição dos dois últimos números. A sequencia começa com 0 e 1 obrigatoriamente e segue por diante.

A Sequência De Fibonacci: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55…

Escrita como regra, a expressão é:

Xn = Xn - 1 + Xn-2

A sequência de Fibonacci é frequentemente visualizada em um gráfico, para facilitar a sua aplicação. Cada um dos quadrados ilustra a área do próximo número na sequência.  A espiral de Fibonacci é então desenhada dentro dos quadrados, ligando os cantos das caixas.

Os quadrados encaixam-se perfeitamente porque a razão entre os números na sequência de Fibonacci é muito próxima dos números da região amarelada, que é aproximadamente 1,618034. Quanto maior o número na sequência de Fibonacci, mais próxima à razão é a razão da região amarela.

Origem da sequência

A sequência de Fibbonaci foi criada por Leonardo PisanoBogollo ( seu apelido era Fibonacci, por isso a inspiração). O matemático introduziu pela primeira vez a série de números conhecidos como a sequência de Fibonacci em seu livro LiverAbaci, publicado em 1202.

 Fibonacci foi membro de uma importante família comercial italiana entre os séculos XII e XIII. Sendo parte de uma família de negociação e muito ligado à área comercial, a matemática era parte integrante do negócio e da vida de Leonardo. Sendo assim, fibonacci viajou por todo o Oriente Médio e Índia e foi cativado pelas ideias matemáticas de suas viagens, afinal esses são os países com sistemas matemáticos mais avançados do mundo. Então, em seu livro, LiverAbaci, foi um discurso sobre os métodos matemáticos no comércio que Fibonacci observou durante suas viagens. Mal sabia ele que seria tão útil, ou sabia?