São pequenos órgãos dentro das células que trabalham para manter a célula saudável. Entender isso é fundamental para aprender mais sobre esse tema. Mas afinal, o que são organelas das células e como trabalham? Você vai ver tudo o que precisa saber nesse post.

 

As organelas são formadas por membranas celulares internas. Vale ressaltar que existem formas e funções diferentes de cada uma delas por isso. Além disso existem diferenças entre as células vegetais e animais. Por isso vamos abordar cada uma em cada uma de suas funções e características.

Mitocôndria

Para entender bem o que são organelas das células é interessante começar pela Mitocôndria. Ela é conhecida por apresentar diversas dobras e ter membranas externa e interna. Elas têm uma capacidade rara das organelas por conseguir se reproduzir. Tudo por ter uma característica comum com as bactérias que é conter DNA.

 

Ela é uma das mais importantes organelas por ser responsável pelo processo de respiração. Fazendo parte dos órgão essenciais para poder produzir mais energia para o corpo.  É relevante frisar que esses processos são feitos pelos órgãos mais importantes do corpo.

Lisossomos

Como é uma organela totalmente envolvida por lipídios. Sua função chave  é digerir ácidos nucleicos, proteínas e carboidratos principalmente. Além disso tem alta capacidade de digerir também diversas células orgânicas. Basicamente essas informações esclarecem um pouco o que são organelas das células de Lisossomos.

 

Além disso possuem outras enzimas importantes para a saúde das células. As lipases que são capazes de digerir os lípidos. As hidrolases que possuem capacidade de digerir aminoácidos para produzir energia. É relevante entender que toda essa digestão é feita dentro do próprio Lisossomos para não danificar a saúde das células.

 

Aparelho de Golgi

É uma das partes importantes para aprender o que são organelas das células.  O aparelho de Golgi é conhecido por parecer com um tecido redondo caído no chão. Como se fosse um monte de discos cheios um em cima do outro. Ele é o principal responsável por gerenciar a proteína dentro das células.

 

Ele consegue evitar que as proteínas percam o açúcar necessário. Com isso faz o acompanhamento de toda essa adição de açúcar importante para saúde da célula. Ainda essa organela consegue produzir lisossomos primários. Esses mesmos lisossomos entram em contato com substâncias fora da célula e se tornam secundário.

Retículo Endoplasmático

Para entender o que são organelas das células é interessante entender mais sobre o retículo endoplasmático. Que é muito importante para saúde das células e é dividido em duas partes liso e rugoso. O rugoso possui possui ribossomos que transformam a aparência das organelas em rugosas, por isso o nome.

 

A parte rugosa trabalha principalmente com o transporte da proteína. Além do gerenciamento dela dentro da célula. Os lisos são responsáveis por produzir lipídios para as células. Esses lipídios são levados para fazerem parte das membranas celulares.