Um composto inorgânico é o oposto de um composto orgânico. A fim de entender melhor como os compostos inorgânicos são definidos, ele ajuda a saber o que torna outros compostos orgânicos em primeiro lugar. Um composto inorgânico pode ser considerado como um composto que não contém uma ligação carbono-hidrogênio, também chamado de ligação C-H. Além disso, os compostos inorgânicos tendem a ser minerais ou compostos geologicamente baseados que não contêm ligações carbono-hidrogénio. 

Nem todos, mas a maioria dos compostos inorgânicos contém um metal. Dito isto, há inúmeros compostos que caem sob o reino dos inorgânicos. De fato, a maioria de todos os compostos neste universo são de natureza inorgânica. Por esta razão, os compostos inorgânicos têm uma quantidade esmagadora de aplicações e usos práticos no mundo real. Uma vez que a maioria dos compostos neste mundo são inorgânicos, estes compostos podem assumir uma série de formas e possuem muitas características diferentes.


Características dos compostos inorgânicos 

Uma vez que muitos compostos inorgânicos contêm algum tipo de metal (alcalino, alcalino, transição, etc.), eles tendem a ser capazes de conduzir a eletricidade. Por exemplo, enquanto no estado sólido, os compostos inorgânicos são maus condutores de eletricidade. No entanto, na fase líquida, os compostos inorgânicos são altamente condutivos. Nesta fase, os elétrons dos compostos inorgânicos são capazes de se mover muito livremente, e este movimento dos elétrons é conhecido como eletricidade.


Devido à ligação iônica tipicamente encontrada em compostos inorgânicos, eles são mantidos juntos muito rigidamente e possuem pontos de fusão e ebulição extremamente altos. Outra característica distinta dos compostos inorgânicos é sua cor. Compostos inorgânicos de metal de transição, mesmo sentados em cima de um banco, são geralmente altamente coloridos, e isso é, novamente, devido à configuração dos elétrons 'D-block'. 

As cores brilhantes e bonitas que se vê quando os fogos de artifício explodem é devido ao metal inorgânico (geralmente um alcalino ou alcalino) presente no composto. Como os compostos inorgânicos apresentam uma cor única quando queimados, isto pode ser usado como um 'marcador' para identificar o metal envolvido. Além disso, os compostos inorgânicos são tipicamente altamente solúveis em água. Ou seja, eles podem "desaparecer" quando colocados na água, uma vez que eles simplesmente se dissolvem. Outra característica reveladora dos compostos inorgânicos é a sua capacidade de formar cristais.