A água como a maioria já sabe é uma substância química que é formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. É abundante no planeta Terra e é conhecida por ser essencial para a vida. Muitos não sabem mas a água existe por todo o Universo tanto em planetas quanto satélites.

A água por ser tão abundante em todo universo pode ser encontrada naturalmente em seus 3 estados físicos: sólida, líquida e gasosa. Como todos as substâncias o estado físico altera a densidade.

A densidade é compreendida como a relação, isso é, divisão da massa de uma dada substância, por volume. A densidade é uma relação que é intrínseca de cada substância.  Desta forma, a densidade de uma substância está relacionada com sua pureza.

Por apresentar três estados físicos a água tem três densidades diferentes. As unidades mais usuais para densidade são kg por litro (kg/l) e grama por mililitros (g/ml).  No caso do gelo, água sólida, a densidade da água é aproximadamente 0,9 g/mL e para a água líquida é 1,0 grama por mililitro. O motivo do gelo flutuar na água líquida é justamente por sua densidade ser menor que da água líquida.


Algumas curiosidades sobre a água

Em alguns locais do planeta é possível encontrar a água em seus 3 estados naturais. Como por exemplo os polos, onde tem a água na forma de gelo, a água do mar e a água nas nuvens.

Você sabia que aproximadamente 70 por cento da superfície do planeta Terra é coberta por água?  Além disso, sabia também que aproximadamente 70% do corpo humano é composto por água?

Quanto mais salgada a água, maior a sua densidade. Por isso é mais fácil flutuar em mares salgados, como  Mar Morto do que em águas doces.

O Brasil é um país privilegiado pois tem mais de 10% de toda água doce do planeta!