O Boi bumbá ou Bumba meu boi, como também é conhecido, é uma figura do folclore brasileiro, sendo festejado mais na região norte e nordeste do país,mas que também tem comemorações no Espírito Santo.


A origem da sua história não é definida, alguns dizem que tem origem portuguesa e outras pessoas dizem que surgiu em Pernambuco.


Na verdade, a comemoração hoje é uma mistura de influências de tradições portuguesas, brasileiras, espanholas e até jesuíta.


O importante é que essa se tornou uma dança tradicional e que hoje faz parte do patrimônio cultural brasileiro.


A festa é representada pela dança que mistura teatro, dança, música e tradições religiosas


História do Boi bumbá:

A história contada é sobre um fazendeiro muito rico que tem um boi muito forte, bonito e que sabe dançar.


Um dia um dos funcionários da fazenda, Pai Chico, rouba o boi com o objetivo de realizar o desejo de sua esposa grávida que tem um forte desejo de comer a língua desse boi.


O fazendeiro fica desesperado com o sumiço do boi e manda que todos os empregados procurem pelo boi.


Eles o encontram doente na casa de Pai chico, mas os pajés da região curam o boi e ao descobrir o motivo do roubo do boi o fazendeiro perdoa Pai Chico e faz uma festa em comemoração.


Características do Boi bumbá:

A festa é representada pela junção de diversos componentes culturais como a dança, o teatro, desfiles, músicas típicas e ambientes muito coloridos e decorados.


Durante a apresentação teatral existem os personagens do boi, Pai chico, sua esposa, o fazendeiro, os funcionários e os índios.


Um narrador conta toda a história, não existem falas, apenas a encenação do que está sendo narrado.


A principal festa dos dias de hoje acontece no Tocantins e é chamada de festa de Parintins, existe a disputa entre a apresentação de dois grupos Boi Garantido e Caprichoso.