Pitágoras é um importante matemático, o criador do teorema de Pitágoras. Ele é uma figura extremamente importante no desenvolvimento da matemática, mas sabemos relativamente pouco sobre suas realizações. Ao contrário de muitos matemáticos gregos posteriores, onde pelo menos temos alguns dos livros que eles escreveram, não temos nada dos escritos de Pitágoras. A sociedade que ele dirigia, meio religiosa e meio científica, seguiu um código de secretismo que certamente significa que hoje Pitágoras é uma figura misteriosa.


Biografia resumida de Pitágoras

Nós temos detalhes da vida de Pitágoras de biografias antigas que usam fontes originais importantes, mas são escritos por autores que atribuem poderes divinos a ele, e cujo objetivo era apresentá-lo como uma figura semelhante a Deus. O que apresentamos abaixo é uma tentativa de reunir as fontes mais confiáveis para reconstruir um relato da vida de Pitágoras. Há um acordo bastante bom sobre os principais eventos de sua vida, mas a maioria das datas são disputadas com diferentes estudiosos dando datas que diferem em 20 anos.

Alguns historiadores tratam toda esta informação como meras lendas, mas, mesmo que o leitor a trate desta forma, sendo um registro tão antigo é de importância histórica.Pouco se sabe sobre a infância de Pitágoras. Todos os relatos de sua aparência física são susceptíveis de ser fictícios, exceto a descrição de uma marca de nascença marcante que Pitágoras tinha em sua coxa. É provável que ele tivesse dois irmãos, embora algumas fontes digam que ele tinha três. Certamente ele foi bem educado, aprendendo a tocar a lira, aprendendo poesia e recitar Homero. Havia, entre seus professores, três filósofos que iriam influenciar Pitágoras enquanto ele era um jovem. Um dos mais importantes foi Pherekydes, que muitos descrevem como o professor de Pitágoras.

O que é conhecido de Pitágoras vem de escritores posteriores, juntando fragmentos de sua vida de contemporâneos e estudantes.  Sabe-se que Pitágoras nasceu na Ilha de Samos, ao largo da Ásia Menor, onde seus ancestrais se estabeleceram depois de deixar Phlius, uma cidade no noroeste do Peloponeso, após a guerra civil em 380 A. C.  Ele recebeu uma educação de qualidade como seu pai, Mnesarco, era um comerciante rico. Ele pode ter estudado na Babilônia e no Egito e possivelmente teve os melhores tutores gregos da época. Tudo isso é especulativo, no entanto, como a informação vem de escritores posteriores que aceitaram, acriticamente, o que outros escreveram sobre ele. Pitágoras desejava ficar fora da política, mas sua sociedade sempre foi afetada pela política. Em 510 a. C. Croton atacou e derrotou o seu vizinho Sybaris e há certamente algumas sugestões de que Pitágoras se envolveu na disputa. Então, por volta de 508 A. C., A Sociedade pitagórica de Croton foi atacada por Cylon, um nobre de Croton. Pitágoras escapou para Metapôncio e a maioria dos autores dizem que ele morreu lá, alguns alegando que ele cometeu suicídio por causa do ataque a sua sociedade. A evidência não é clara sobre quando e onde ocorreu a morte de Pitágoras, mas sua sociedade gastou rapidamente após 500 a. C. e suas contribuições para a matemática ainda são reconhecidas e respeitadas.